Consultoria


Ajudamos empresas na jornada em busca da eficiência, eficácia e efetividade.


Acreditamos que:
"Os melhores resultados são alcançados através da exploração de novas oportunidades, não pela solução de velhos problemas!”.

Peter Drucker*adaptado

Destaques

Transformação Ágil

O mundo está em constante transformação e sempre esteve. A diferença é que agora a mudança está mais rápida. As empresas precisam se adaptarem a essa nova realidade de negócio. Geralmente a transformação ágil começa pelas áreas de tecnologia e se esparrama por toda a empresa.
Transformação Ágil: “É capacidade da empresa em estar preparada parar responder mais rápido, as demandas, necessidades e oportunidades de negócio.”
#transformacaoagil #ta #agile




Transformação Digital

Nos últimos 10 anos o mundo foi tomado por uma onda por “devices” digitais, o mais proeminente é o smartphone, que prolifera a passos largos.
Essa onda digital favoreceu a criação de empresas totalmente digitais, como Uber, Airbnb, Spotity, Netflix, Nubank e etc.
A transformação digital imprime seu “mindset digital” em empresas tradicionais, também chamadas de analógicas, para transformar o modelo de negócio e processos por meio do uso intenso de tecnologia resultando em produtos e serviços em digitais. Entre as diversas vantagens da transformação digital, aquela que mais salta os olhos dos empreendedores, empresários e demais pessoas interessadas é a possibilidade do crescimento exponencial do negócio.
#transformacaodigital #td #digitalbusiness

Agilidade nos Negócios

Agilidade já transborda o mundo da tecnologia, avança para ganhar o mundo. Em uma empresa que as equipes que trabalham com tecnologia já usufruam de métodos ágeis e suas práticas para entregar valor se tornam caso de sucesso. É natural que as áreas de negócio como: RH, Marketing e Finanças se sentem motivadas para se apropriar dos métodos ágeis e suas práticas para se adaptar as mudanças, acelerar seus modos de trabalhar, processos para entregar resultados que geram valor para os clientes de maneira antecipada e frequente.
Chamamos isso de Agilidade nos Negócio.
#agilidadenosnegocio #an #agile

Mais Serviços

Inovação

Inovar é preciso. Inovação não é modismo, é uma necessidade, é uma questão de sobrevivência no cenário de negócio atual. As empresas devem se preparar para inovar.
Nossa fórmula, uma referência, para trabalhar com inovação:
Acreditamos que inovar é gerar valor:
- O valor pode ser gerado por meio de implantação de novas funcionalidades em produtos ou serviços existentes no portfólio da empresa, o valor é melhoria da experiência dos usuários e a maximização do retorno do investimento.
- O valor também pode ser gerado pela exploração de oportunidades para desenvolver novos produtos ou serviços, é criação de novo valor.
Contudo, sabemos quem inova de fato são as pessoas, por isso, recomendamos coloca-las em primeiro lugar, mas o grande desafio é criar uma cultura da inovação, fazer com que a inovação seja parte do dia-a-dia da empresa. Oferecemos serviços que ajudam as empresas superar este desafio.

Nossos serviços:
Implantar o portfólio de inovação
Criar "Labs" para inovação
Desenvolver equipes para promover a inovação: Capacitação e mentoria
Elaborar programa de estratégias para inovação
Construir mindset, cultura e ambiente que favoreça a inovação

Conheça Innovation Sprint É uma abordagem de desenvolvimento de inovação simples de entender, fácil de aplicar e praticar.

Entre em contato conosco que podemos mostrar os caminhos para colocar a inovação em prática Contato

Sucesso do Cliente

O Sucesso do Cliente é fundamental para empresas que trabalham com contratos de prestação de serviços ou com modelo de renda recorrente.
Quando o cliente tem sucesso, sua empresa também tem. Já não é suficiente vender e entregar soluções que atendem as necessidades dos clientes, não basta ser orientado a entrega de soluções!
A empresa deve ser orientada ao sucesso do cliente. Sucesso do Cliente é um modelo em que toda a empresa trabalha em prol de um objetivo comum: Gerar resultados reais para o cliente que contrata a sua solução.
Será necessário ir além do relacionamento com o cliente, isso significa se preocupar verdadeiramente com os resultados dos clientes.
A preocupação requer agir quando se percebe que a sua solução não está sendo utilizada de forma eficiente pelo cliente. É se antecipar aos problemas, ser proativo, capacitar e recapacitar o cliente, direcioná-lo e se necessário orientá-lo passo a passo para melhorar seus resultados.
Isso não é fácil, para garantir o sucesso do cliente será preciso definir uma estratégia consistente, alinhar com a cultura, estabelecer metas, objetivos e indicadores, repensar e redesenhar processos, capacitar as equipes e implantar a gestão de sucesso do cliente.
Também será necessário ter canais interativos e acesso aos dados e informações de comportamento e de uso da solução.
A Gestão de Sucesso do Cliente também se preocupa em maximizar as receitas derivadas dos contratos dos clientes, por esta razão, ela tem um pilar chamado de indutor de receitas, para identificar as oportunidades de aumento de receita e propor ações.
Sucesso do Cliente é uma filosofia que deve estar na cultura da empresa.

Nossa implementação de Sucesso do Cliente é feita da seguinte forma:
Desenvolver a Estratégia de Sucesso do Cliente:
    Mobilização das pessoas interessadas
    Definição das lideranças e facilitadores
    Estabelecimento de metas, objetivos e indicadores desempenho de Sucesso do Cliente
    Elaboração das políticas e governança de Sucesso do Cliente
    Criar/refinar o Modelo de Negócio para orientação de sucesso ao cliente
    Alinhamento com a cultura organizacional
Redesenhar os processos de negócio para sustentação do sucesso ao cliente
    Mapear as jornadas dos Clientes
    Definir processo de Onboarding (para os novos clientes)
    Capacitar os colaboradores
Gestão de Sucesso de Cliente

Conheça nosso
Modelo Implantação do Sucesso do Cliente

Entre em contato conosco que podemos mostrar como implantar o Sucesso do Cliente em sua empresa Contato

Experiência do Cliente

Certamente o cliente não é um rei, mas ele pode ser encarado como razão da existência de uma empresa, sem cliente não há empresa...simples assim.
Para que a empresa tenha sucesso e seja prospera, ela deverá ter pelo conhecimento das pessoas que compõem o seu ecossistema, a partir desta mentalidade, ser então capaz de entregar experiências memoráveis e de alto valor por meio de seus produtos e serviços. A aplicação de abordagens de design centradas no ser humano (Human-Centered Design) pode inicialmente soar romântica para um ambiente corporativo, no entanto, trata-se apenas de um retorno ao centro de nossa história, onde as pessoas eram colocadas em primeiro plano. Utilizar esta abordagem não significa disrupção, mas um olhar para o cliente de forma mais humanizada e projetando todos os processos da empresa e aplicação de tecnologia orientados pela sua jornada.
Nosso serviços de consultoria foi pensado para habilitar sua empresa a mapear a jornada do cliente a criar experiências centradas na jornada dos seus clientes e a implementar os processos ágeis que suportam as constantes entregas de valor, assim como, aplicar com assertividade soluções digitais complementares que impulsionam estratégias efetivas de transformação digital. Trabalhamos com ciclos de entrega baseados em sprints que permitem a avaliação dos resultados de maneira constante e sob a ótica do impacto e encantamento realizados diretamente no cliente e demais partes interessadas envolvidas na jornada.





Lean BPM

Quando falamos sobre gestão de processos de negócio (BPM), estamos falando em sermos eficientes, eficazes e efetivos, pois somente desta forma conseguimos entregar produtos ou serviços que encantam os clientes.
Contudo, entendemos os processos como meio e não como fim. Mesmo assim, eles são o meio para geração de valor. Desta forma é obrigatório a Gestão de Processos de Negócio (BPM). A BPM é uma abordagem que facilita o gerenciamento do ciclo de vida dos processos de negócio, isso inclui o mapeamento, modelagem, análise, melhoria e monitoramento dos processos. A BPM também ajuda na determinação do nível de maturidade, de capacidades, de recursos necessários, de restrições, das premissas, de riscos e dos pontos de melhorias.
Isso é sensacional pois é o caminho para a excelência, #sqn, falta algo no BPM que motive as pessoas que as unam em torno de um propósito maior, uma filosofia de trabalho e de resultados.
Na tentativa de dar alma ao BPM encontramos o Lean. O Lean Thinking (Pensamento Lean) baseia-se em práticas e conceitos inspirados no Sistema Toyota de Produção (TPS), cujos princípios visam a entrega de valor para os clientes, eliminação de desperdícios e melhoria continua (Kaizen).
O Lean também valoriza as equipes, empoderando, engajando e motivando, para que elas possam buscar pela excelência e atinjam o alto desempenho.
Por isso, o Lean é o par perfeito para a BPM, é somar as técnicas e ferramentas de gestão da BPM e o Lean com o propósito, princípios e valores que dão alma a gestão de processos de negócio, isso faz o casamento ser perfeito!
Se sua empresa precisa melhorar os processos de negócio fale com a gente!

Gamificação

As empresas têm metas que devem ser atingidas, mas muitas empresas ainda não perceberam quão crítica é a motivação das pessoas no ambiente de trabalho, muitas pessoas estão totalmente desmotivadas.
Por isso ela geralmente falham em atingir suas metas. A desmotivação ocorre pelo fato de o caminho para chegar até metas ser árduo demais, longo demais, às vezes por não ser desafiador, outras vezes por não inspirar ou apenas pelo fato de as pessoas não saberem por onde começar. Logo, a meta não é o problema e sim o caminho pra alcançá-la. Como tornar este caminho mais prazeroso, desafiador e inspirador?
A gamificação pode ser utilizada como ferramenta para motivar as pessoas. Segundo Gartner,a gamificação é o uso de design de experiência digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar as pessoas para que elas alcancem seus objetivos.
O objetivo da gamificação é estimular a participação e o engajamento, bem como promover aspectos ligados à motivação, como reconhecimento, socialização e autonomia.
Gamificação não trata apenas de um conjunto de desafios e recompensas senão as pessoas se cansam, ela tem uma conexão emocional com cada pessoa, com cada jogador.
Nosso trabalho começa entendendo o desafio e conhecendo o perfil das pessoas, pois, pessoas diferentes tem motivadores distintos, o que é diversão para uns não é para outros. Em seguida desenhamos suas jornadas, é neste ponto que adicionamos os componentes chaves da gamificação, que são as trajetórias para se atingir as metas. As metas são divididas em passos gerenciáveis e para encorajar as pessoas ao longo do caminho - é essa é uma das maneiras pelas quais a gamificação poderá ajudar.
Ainda construímos uma série de desafios que engajem os jogadores em um nível emocional e os motive a alcançar metas que sejam significativas para si próprios. E finalmente testamos com um pequeno grupo. Uma vez validado e aprovado segue o gerenciamento do game.
A gamificação se concentra em possibilitar aos jogadores atingir seus objetivos – e, como consequência, a organização também atingirá os dela. #gamificacao #motivacao #jogos #resultados

Planejamento Estratégico com Propósito

Sem estratégia uma empresa não vai longe, é preciso pensar como organizar as ideias, iniciativas e projetos para que a empresa se torne sustentável.
No passado o planejamento estratégico era visto como uma coisa estática e com data de validade prescritiva, pensava-se para 10 anos. Atualmente, a dinâmica de negócio e avanços tecnológicos encurtaram essa visão, planejamos para 2 e no máximo 3 anos. O planejamento estratégico também é mais adaptável e flexível, afinal somos todos ágeis.
Contudo, quando como discutimos sobre o planejamento estratégico, o principal desafio é influenciar todas as pessoas da empresa da importância dele. É muito comum termos pessoas totalmente apáticas ou desconectada do planejamento. Afinal de contas, não adianta ter um planejamento estratégico que ninguém segue. Mas, por outro lado também sabemos que todos querem saber quais são os planos futuros, as diretrizes de negócio e o norte, o rumo, da empresa.
Para somar tudo isso em único serviço de consultoria, criamos o Planejamento Estratégico com Propósito. Partimos da formulação do propósito, que é o por que, que é um jeito de conectar as pessoas da empresa em uma mesma direção com objetivos comuns. Criamos um modelo que usa o BSC (Balanced Scorecard), mas tem um olhar que torna o planejamento estratégico mais participativo, mais inclusivo e até divertido, pois aplicamos princípios da gamificação.
Em seguida discutimos o que é sucesso, da alta direção até os simples funcionários, todos definem o que é sucesso, quais são os desafios e como fazer para superá-los.
O planejamento estratégico é só um plano temos que cuidá-lo. Por isso e para sabermos se estamos no rumo certo ou até se já foi alcançado as metas e objetivos, acrescentamos o OKR como uma ferramenta de gestão. OKR é fundamental, pois, é simples de aplicar e de fácil entendimento, ele ajuda no alinhamento, acompanhamento de curto, médio e de longo prazo, na avaliação de desempenho e na tomada de decisão.