Formação Analista de Requisito de Software
Especificando Software de Valor


A formação de Analista de Requisitos de Software é uma imersão, estilo mão na massa, para profissionais que necessitam descobrir, entender e especificar requisitos de software de forma eficaz utilizando técnicas de gestão e práticas de análise de negócio e ágeis para o desenvolvimento de software que entrega mais valor para as pessoas.

Quer ver o conteúdo completo desta Formação? Clique no botão para ver mais detalhes


Mais Detalhes da Formação

Agenda de Treinamentos de 2020

Formação Analista de Requisito de Software
Especificando Software de Valor
Curitiba  em breve
São Paulo  em breve


Quer fazer esta Formação em outra data?
Coloque seu nome na lista de espera, que avisaremos quando o workshop entrar na agenda

Lista de Espera
Formação Analista de Requisito de Software
Especificando Software de Valor

Motivação:
Esta formação é uma imersão, estilo mão na massa em Requisito de Software com as abordagens centrada nas pessoas e orientada a valor, ela é indicada para profissionais que atuam com desenvolviment o que precisam descobrir, entender e especificar os requisitos de software de forma eficaz, utilizando técnicas de gestão, práticas de análise de negócio e ágeis para construir software que entrega mais valor para as pessoas.

Descrição da Formação:
A formação começa com apresentação dos Fundamentos da Análise de Negócio, do Ágil e da Engenharia de Requisitos para alinhamento de conhecimento dos participantes.
Em seguida será desenvolvido um projeto baseado em experiência real, em equipe e em colaboração, para demonstrar como aplicar as técnicas de gestão de requisitos e práticas de análise de negócio e ágeis para descobrir, entender e especificar os requisitos de software de forma eficaz.
Durante a formação demonstrado como empregar as abordagens centrada nas pessoas e orientada a valor e será exercitado como utilizar os principais canais de comunicação e especificação de requisitos como BDD (Desenvolvimento Orientado a Comportamento), Especificação por Exemplo, Histórias do Usuário e Casos de Uso.
Para finalizar demonstramos como fazer rastreabilidade, refinamento, gerenciar a volatilidade dos requisitos e identificação de requisitos emergentes. Encerramos com a reflexão do que foi aprendido durante a formação e o que será implementado nos próximos dias.

Objetivo:
Capacitar os participantes para realizar a gestão de requisitos de software de forma eficaz para descobrir, entender e especificar software de valor através de desenvolvimento de projetos baseado em experiencia e fatos reais, exercícios e exemplos que demonstram como aplicar técnicas e práticas de análise de negócio e ágeis.


Para quem é esta Formação:
A formação especialmente voltada para Analistas de Requisitos e Analistas de Negócio ou qualquer outro profissional que necessita fazer gestão de requisitos de software como Gerente de Produto, Dono de Produto (PO), Desenvolvedores, Testadores, Analistas de Sistema, Líderes Técnicos, Líderes de Equipe e Gerentes de Projeto.

O que você aprenderá:
- Especificar requisitos de software com BDD, História do Usuário, Especificação por Exemplo e Casos de Uso
- Gerenciar o ciclo de vida de requisitos de software para descobrir, entender e especificar utilizando técnicas de gestão e práticas de análise de negócios e ágeis
- Identificar, mapear e gerenciar as pessoas interessadas do software
- Trabalhar em colaboração e em equipe
- Como empregar técnicas de rastreabilidade, volatilidade e de identificação de requisito emergentes
- Empregar as abordagens centrada nas pessoas e orientada valor

Pré-requisito:
Conhecimentos básicos de desenvolvimento de software e métodos ágeis.

Nível de Aprendizado:
Intermediário

Carga horária:
16 horas

Conteúdo:

Check IN:
- Apresentações dos participantes
- Autoavaliação de conhecimento dos participantes

Parte 1 – Fundamentos:

Fundamentos da Análise de Negócio:
- BABOK v3
- Framework BACCM
- Áreas de Conhecimento de Análise de Negócio
- Técnicas de Análise de Negócio para Gestão de Requisitos
- Gerenciamento do Ciclo de Requisitos de Software
- Papel de Analista de Negócio atuando na Gestão de Requisitos

Fundamentos do Ágil:
- Mindset Ágil, Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software seus valores e princípios
- Métodos Ágeis: Lean, Scrum e Kanban
- Complexidade: Matriz de Stacey
- Abordagem iterativa e incremental
- Requisitos Ágeis

Fundamentos da Engenharia de Requisitos de Software:
- Ciclo de Vida de Requisitos de Software:
- Descobrir
- Entender
- Especificar
- Técnicas para especificação de requisitos:
- BDD (Desenvolvimento Orientado a Comportamento)
- Especificação por Exemplo (SBE)
- Casos de Uso
- Técnicas para identificação de requisitos:
- Observação
- Entrevistas
- Questionário
- Workshop de Requisitos
- Exemplos e Exercícios

Abordagens:
- Centrada nas pessoas
- Orientada a valor

Parte 2 – Projeto: Gestão de Requisitos de Software
Projeto de Software, estilo mão na massa, que será desenvolvido em equipe e em colaboração, baseado em experiência e fatos reais para demonstrar como utilizar as abordagens centradas nas pessoas e orientada a valor, e empregar as técnicas de gestão de requisitos e práticas de análise de negócio e ágeis para descobrir, entender e especificar requisitos de software.

Atividades do Projeto:
- Formulação do desafio
- Formação das equipes
- Apresentação das técnicas e práticas que serão utilizadas

A Gestão de Requisitos de Software:
O gerenciamento contempla o ciclo de vida dos requisitos de software: Descobrir, Entender e Especificar

Aplicação do Ciclo de Vida de Requisitos de Software:

A primeira atividade do ciclo é Descobrir: Quem são as pessoas e suas necessidades.
A primeira atividade do ciclo é Descobrir: Quem são as pessoas e suas necessidades.
Essa atividade consiste em descobrir quem são as pessoas interessadas e identificar suas necessidades, problemas, pain points (dores) e oportunidades.
Em seguida vamos mapear e gerenciar pessoas interessadas através do Mapa das Pessoas Interessadas.
Encerramos esta fase com definição da Declaração do Problema/Necessidade.

A segunda atividade do ciclo éEntender: Quais funcionalidades deve ter o software para atender as necessidades das pessoas.
A segunda atividade do ciclo é Entender: Entender de forma aprofundada as pessoas suas necessidades, problemas, dores, expectativas, desejos e preocupações, e principalmente compreender como software poderá entregar valor para elas.
Em seguida vamos entender o negócio, seu contexto, capacidades, recursos, restrições e premissas. Compreender como o software gerará valor que será capturado pelo negócio.
Nesta fase a interação e a comunicação são intensas, é preciso escolher a ferramenta de comunicação certa, utilizar a empatia para se colocar no lugar do outro e ter escuta ativa para melhor compreender as pessoas.
Ainda será feita a análise com objetivo de estabelecer quais são as necessidades reais e prioriza-las. Encerramos esta fase com a definição dos Requisitos das Pessoas Interessadas e Requisito de Negócio.

A terceira atividade do ciclo é Especificar: “Detalhar as funcionalidades para que elas estejam prontas para ser desenvolvidas.
A finalidade desta atividade é especificar as funcionalidades que foram injetadas. A especificação pode ser feita com as técnicas como BDD, Histórias do Usuário, Especificação por Exemplo ou Casos de Uso.
Ainda será explanado e discutido qual é o nível adequado de detalhamento para que a especificação de software seja inteligível para todos interessados..
Esta fase é finalizada com especificação dos Requisitos Funcionais e Requisitos Não Funcionais.

Ainda demonstramos que este ciclo de vida geralmente é repetido diversas vezes durante o processo de desenvolvimento de software para identificar requisitos emergentes, novos requisitos e refinamento de requisitos.
Adicionalmente apresentamos e exercitamos outras atividades que fazem parte da Gestão de Requisitos como rastreabilidade, refinamento, gerenciar a volatilidade dos requisitos e identificação de hipóteses de requisitos.

Check-out:
- Reflexão: O que você aprendeu?
- Ação: O que você vai colocar em prática amanhã?

Lifelong Learning
De forma simples Lifelong Learning é Aprendizado Contínuo, juntamos ao auto-aprendizado, esta formação segue este conceito, isso significa além do treinamento, você terá acesso a projetos, exemplos, estudo de casos, games, exercícios e desafios para aperfeiçoar seu conhecimento e continuar seu aprendizado.
Lifelong Learning

Quer organizar esta formação na sua empresa?
Solicite uma proposta comercial, clique no botão

:
Solicitar Proposta

Na contratação de turma fechada esta Formação
ela poderá ser personalizada para melhor atender suas necessidades.