Workshop Análise de Negócio Ágil
Construíndo software que entrega valor para as pessoas


O workshop Análise de Negócio Ágil é uma imersão, estilo mão na massa, sobre Análise de Negócio e Ágil para profissionais que necessitam contruir software que entrega valor para as pessoas.

Quer ver o conteúdo completo deste workshop? Clique no botão para ver mais detalhes


Mais Detalhes do Workshop

Agenda de Treinamentos de 2020

Workshop Análise de Negócio Ágil
Construíndo software que entrega valor para as pessoas
Curitiba  em breve
São Paulo  em breve


Que fazer este workshop em outra data?
Coloque seu nome na lista de espera, que avisaremos quando o workshop entrar na agenda

Lista de Espera
Workshop Análise de Negócio Ágil
Construíndo software que entrega valor para as pessoas

Motivação:
Não basta entregar software no prazo, com custo certo e com a qualidade esperada. Devemos entregar software que gere valor para as pessoas praticando o princípio do Manifesto Ágil: “Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software de valor.”
Para cumprir este princípio precisamos ir além dos métodos ágeis e buscar outras técnicas para gerenciar o ciclo de valor do software. A “análise de negócio é a arte de entregar valor para as pessoas”, quando aliada ao Ágil se torna uma poderosa abordagem para entrega de valor. Este workshop é uma imersão, estilo mão na massa, sobre como aplicar as técnicas de análise de negócio e o Ágil para Discovery e Design de software que entrega mais valor para as pessoas.

Descrição:
O workshop começa com apresentação dos fundamentos da Análise de Negócio e do Ágil para alinhamento de conhecimento dos participantes.
Em seguida será desenvolvido um projeto baseado em experiência real, em equipe e em colaboração, para demonstrar como aplicar as técnicas de análise de negócio e práticas ágeis como Lean, Scrum e Kanban para construir software que entrega valor através de duas etapas: Discovery e Design.
Na Discovery será definido a necessidade de negócio por meio de Business Story, identificado as pessoas interessadas, entendido que é valor para as pessoas utilizando Mapeamento de Fluxo de Valor. Na etapa de Design será feito o desenho do software, iniciando pela formulação da visão, descoberta dos requisitos, elaboração do Story Mapping para demonstrar o planejamento de release, plano de entrega e a construção do Backlog do software. O Backlog será ordenado e priorizado com base no valor de negócio.
Para finalizar será estabelecido métricas e indicadores de resultado para mensurar a geração de valor do software durante seu ciclo de vida com OKR, será ainda realizado o showcase do produto (software) e a reflexão do que foi aprendido durante o workshop e o que será implementado nos próximos dias.

Objetivos:
Capacitar os participantes para construir software que entrega valor para as pessoas através de um projeto baseado em experiencia e fatos reais para demonstrar como aplicar técnicas de análise de negócio e práticas ágeis.

Para quem é este workshop:
Equipe Ágil, Gerente de Produto, Dono de Produto (PO), Desenvolvedores, Testadores, Analistas de Negócio, Analistas de Requisitos, Analistas de Sistema, Líderes Técnicos, Líderes de Equipe, Gerentes de Desenvolvimento e Gerentes de Projeto

O que você aprenderá:
- Utilizar práticas de análise de negócio junto com Lean, Scrum e Kanban.
- Trabalhar em colaboração para planejar, executar, entregar e melhorar o ciclo Discovery e Design
- Desenhar software que entrega valor para as pessoas
- Estabelecer métricas e indicadores de resultado com OKR para medir o valor gerado pelo software
- Satisfazer o cliente, por meio da entrega adiantada e contínua de software de valor

Pré-requisito:
Conhecimentos básicos de desenvolvimento de software e métodos ágeis.

Nível de Aprendizado:
Intermediário

Carga horária:
16 horas

Conteúdo:

Check IN:
- Apresentações dos participantes
- Autoavaliação de conhecimento dos participantes

Parte 1 – Fundamentos da Análise de Negócio:
- BABOK
- Framework BACCM
- Áreas de Conhecimento de Análise de Negócio
- Técnicas de Análise de Negócio
- Papel de Analista de Negócio em ambiente Ágil

Parte 2 - Fundamentos do Ágil:
- Mindset Ágil
- Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software seus valores e princípios
- Métodos Ágeis: Lean, Scrum e Kanban
- Complexidade: Matriz de Stacey
- Abordagem iterativa e incremental

Projeto: Aplicando Discovery e Design para construir software que entrega valor para as pessoas:
- Aplicar Discovery e Design através de um projeto, estilo mão na massa, que será desenvolvido em equipe e em colaboração, baseado em experiência e fatos reais para demonstrar como empregar as técnicas de análise de negócio e práticas ágeis para criar soluções que geram valor para as pessoas.

Atividades do Projeto:
- Formulação do desafio
- Formação das equipes
- Definição dos papéis
- Apresentação das técnicas e práticas ágeis que serão utilizadas.
A construção do software:
Discovery:
- Descobrir as necessidades de negócio através do Business Story
- Identificar problemas, pain points (dores) e oportunidades
- Definir a Declaração de Problema/Necessidade
- Identificar e gerenciar pessoas interessadas:
- Dono do Negócio, Patrocinadores, Clientes, Usuários e Parceiros/Fornecedores
- Compreender as pessoas com mapa de personas, mapa de empatia e mapa da jornada
- Entender o que é valor para as pessoas por meio do Mapeamento de Fluxo de Valor utilizando princípios do Lean.
- Gerenciar o Fluxo de Valor
- Estabelecer objetivo de negócio
- Definir Valor de Negócio
- Construir o Mapa de Impacto de Negócio

Design:
- Construir Canvas do Produto de Software
- Elaborar o Canvas da Proposta de Valor para mostrar a entrega de valor para as pessoas
- Estabelecer a visão única e compartilhada do produto
- Identificar as funcionalidades do produto
- Mapear os requisitos
- Escrever as regras de negócio
- Definir unidade de valor
- Fazer estrutura analítica do produto: Visão, Temas, Funcionalidades, Histórias e Tarefas
- Definir a estratégia de lançamento do produto com MVP, MMP e MMF
. - Escrever as histórias do usuário
- Desenvolver o Produto Backlog
- Estimar, priorizar e ordenar os itens do Backlog
- Fazer o planejamento de release e plano de entregas do produto com Story Mapping
- Modelar Valor de Negócio
- Conceituar: Entregas (Outputs), Resultados (Outcomes) e Impacto
- Estabelecer métricas e indicadores de resultado para medir o sucesso do software durante seu ciclo de vida com OKR.
- Criar o protótipo do produto

- Showcase:
- Apresentar o software

Check-out:
- Reflexão: O que você aprendeu?
- Ação: O que você vai colocar em prática amanhã?


Quer organizar este workshop na sua empresa?
Solicite uma proposta comercial, clique no botão

:
Solicitar Proposta

Na contratação de turma fechada este workshop
poderá ser personalizado para atender suas necessidades.