Descrição: A “Análise de Negócio é a arte de criar valor para as pessoas”, quando aliada as Práticas Ágeis se torna uma poderosa abordagem para entregar valor. Este workshop é uma imersão, estilo mão na massa, em Análise de Negócio e Práticas Ágeis. Durante o workshop será demonstrada como aplicar as técnicas de Análise de Negócio e Práticas Ágeis através de um estudo de caso, desenvolvido em equipe e em colaboração, para fazer Discovery e Design de uma solução de negócio digital que entrega mais valor para as pessoas. |
Objetivos: - Apresentar, discutir e mostrar os fundamentos da Análise de Negócio e das práticas ágeis - Capacitar os participantes para construir software que entrega valor para as pessoas através de técnicas de Análise de Negócio e Práticas Ágeis. Para quem é este workshop: Gerente de Produto, Dono de Produto (PO), Analistas de Requisitos, Analistas de Sistema, Líderes Técnicos, Líderes de Equipe, Gerentes de Desenvolvimento e Gerentes de Projeto O que você aprenderá: - Como entrega valor para as pessoas através de software utilizando Técnicas de Análise de Negócio e Prática Ágeis para fazer o Discovery e Design do Software - Gerenciar o ciclo de valor de software - Utilizar técnicas de práticas de análise de negócio junto com práticas ágeis - Definir a visão do produto de forma colaborativa - Criar, ordenar e priorizar o Produto Backlog - Construir o MMP (Produto Mínimo Comercializavel) - Estabelecer o que é sucesso e como medi-lo com OKR Pré-requisito: Conhecimentos básicos de desenvolvimento de software e métodos ágeis. Nível de Aprendizado: Intermediário Carga horária: 12 horas (4 aulas de 3 horas) Modalidade: Online Conteúdo: Check IN: - Apresentações dos participantes - Autoavaliação de conhecimento dos participantes Fundamentos da Análise de Negócio: - BABOK - Framework BACCM - Áreas de Conhecimento de Análise de Negócio - Técnicas de Análise de Negócio - Papel de Analista de Negócio em ambiente Ágil Fundamentos do Ágil: - Mindset Ágil - Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software seus valores e princípios - Métodos Ágeis: Lean, Scrum e Kanban - Abordagem iterativa e incremental Projeto Prático - Construir software que entrega valor para as pessoas: - Aplicar Discovery e Design através de um projeto, estilo mão na massa, que será desenvolvido em equipe e em colaboração, baseado em experiência e fatos para demonstrar como empregar as técnicas de análise de negócio e práticas ágeis para criar software que gera valor para as pessoas. Discovery: - Descobrir a necessidade e/ou oportunidade de negócio através do Business Story - Identificar, mapear e gerenciar pessoas interessadas - Definir o que é Valor de Negócio com Business Model Canvas - Identificar e demonstrar o que é valor para as pessoas com Canvas de Proposta de Valor Design: É demonstrado como fazer o design do nas perspectivas do cliente, negócio e produto aplicando técnicas de análise de negócio e práticas ágeis. - Definir Mapa das Pessoas Interessadas - Desenvolver o Mapa de Personas - Construir Canvas do Modelo de Negócio do Produto de Software - Construção do Canvas da Proposta de Valor (Mapa de Valor e Mapa de Cliente) - Estabelecer a visão única e compartilhada do produto - Estabelecer o que é sucesso (Meta do Produto) como medi-lo com OKR - Fazer estrutura analítica do produto: Visão, Temas, Funcionalidades, Histórias e Tarefas - Definir o contexto de negócio (restrições, premissas e riscos) - Escrever as regras de negócio - Descobrir e mapear os requisitos - Identificar os temas e funcionalidades do produto - Criar Produto Backlog - Definir os requisitos funcionais e não funcionais (itens) do Backlog - Estimar, priorizar e ordenar os itens do Backlog - Criar o Plano de Release do Produto - Identificar Requisitos de Transição Check-out: - Reflexão: O que você aprendeu? - Ação: O que você vai colocar em prática amanhã? Certificados de Participação: - Todas as pessoas que participarem receberão o certificado no formato digital (PDF) |